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Mafia 2

27 de mar. de 2010

[TSC]Shadow
Concorrente forte de GTA traz inovações para o gênero, bela trama e revistas sensuais.
Os jogos com mundo aberto estão cada vez mais populares. E, quando falamos nisto, não há como não se lembrar do lendário Grand Theft Auto, um dos pioneiros do gênero. Felizmente, os fãs da Rockstar também podem desfrutar de diversos outros títulos que trazem uma estrutura semelhante aos grandes games da série GTA.

Nesta geração, tivemos títulos como Crackdown, Saints Row e o próprio GTA IV dominando mundos abertos com muito tiroteio. Entretanto, existem outros games que também se aproveitam deste formato, mas carregam a fórmula para outras épocas. Um dos exemplos é a série The Godfather, que já conta com dois jogos nesta geração.

Outro título que também vem chamando bastante a atenção é Mafia II. Desde seu anúncio, este jogo da 2K Games, prima da Rockstar, se demonstra cada vez mais promissor. Além de abordar um período curioso, a década de 1950, auge de organizações mafiosas, o título ainda deve trazer uma jogabilidade sólida e uma trama digna de cinema.

Desta vez, você ficará sabendo um pouco mais sobre o estilo das missões de Mafia II, além da relação com os policiais, esquemas de jogabilidade e outros detalhes como a inserção de revistas Playboy dentro do game. Preparado?

Atenção, a prévia abaixo conta com spoilers (revelações sobre o enredo) leves.



Don Vito que se cuide

Bem, o primeiro Mafia não foi exatamente um grande sucesso nas vendas, mas muitos jogadores e a crítica consideram o game como um clássico subestimado. É claro que alguns pequenos problemas também atrapalharam a decolagem do game, entretanto, tudo deve ser resolvido em sua sequência — pelo menos é isso que a 2K Czech, responsável pelo desenvolvimento do título, promete.

Os fãs de um bom roteiro podem abrir um sorriso. Mafia II terá um grande enfoque na trama, trazendo uma história que abrange a década de 1940 e 1950. No game, você acompanha a carreira de Vito Scaletta, um jovem rapaz que cresceu em um bairro italiano da fictícia cidade de Empire Bay, nos Estados Unidos. Vito, como muitos jovens da época, acaba sendo arrastado para a Segunda Guerra Mundial, mas consegue retornar para seu lar.

Contudo, as coisas já não são mais as mesmas. Ao voltar para casa, Vito percebe que seu bairro está diferente, principalmente na casa de Joe, um de seus vizinhos. Agora, o amigo do protagonista não é mais um simples rapaz, mas sim um cara cheio de mulheres, dinheiro e capaz de fazer com que Vito nunca mais tenha de voltar para o exército. É claro que esta última oferta deixa o jovem curioso, servindo de pretexto para a jornada.



Além de uma trama coerente, a 2K também parece estar caprichando na ambientação do game. Enquanto Vito caminha pela cidade, logo no início do game, o jogador nota que os cidadãos do jogo realizam diversas atividades convencionais que simulam a vida real. Você notará que seus vizinhos varrem o chão, retiram o excesso de neve, compram cachorros-quentes e até escorregam nas calçadas congeladas. Sem dúvidas, algo que certamente contribui para a atmosfera do game, tornando-o ainda mais convincente. E isto não é tudo.

Existem também alguns personagens controlados pelo computador que agem sem qualquer script — ou seja, nada de ações programadas aqui. O som também deve contribuir, pois a desenvolvedora inseriu mais de 120 músicas da década de 40 e 50 — além de sinfonias da Orquestra Filarmônica da República Tcheca — que se moldam conforme suas ações. Até mesmo o clima se alterará naturalmente, trazendo dias e noites sob diversas condições.

Problemas e mais problemas

E onde está a ação? Calma, já chegamos lá. Os problemas começam a ficar mais tenebrosos quando Vito finalmente chega à casa de sua mãe e irmã. Após um pouco de papo e um lanchinho, o protagonista descobre que seu falecido pai tinha dívidas pesadas com um agiota nada simpático. É aí que Vito percebe que precisará de ajuda para seus problemas e decide aceitar a oferta de seu amigo Joe.

Basicamente, o protagonista acaba se infiltrando na Mafia para tentar acertar suas dívidas, mas outros problemas começam a surgir e Vito acaba permanecendo ao lado de Joe. Durante sua jornada, o protagonista vai aos poucos ganhando mais reputação, o que permite a execução de certas ações.

Antes de participar das missões, o jogador deve conhecer bem a “central” do game. Neste caso, o “hub” é o próprio apartamento de Vito. Lá, o jogador pode chegar o rádio para saber das novidades e escolher qual roupa irá utilizar. Esta segunda opção, acredite, é realmente importante.

Em alguns momentos, a única maneira de escapar da polícia será jogando seu carro recém-roubado fora e trocando de roupa. Ou seja, antes de iniciar cada missão, é indispensável carregar consigo alguns belos paletós que podem cair como uma luva nos momentos mais tensos.

No apartamento, você também encontrará uma garagem que é preenchida com os veículos que o jogador conseguiu roubar com sucesso durante o game. Mas, é claro que você pode simplesmente ignorar sua garagem e adquirir “emprestado” qualquer um dos carros que cruzam as ruas.

Isto pode ser uma tarefa fácil se o motorista decidir colaborar. Neste caso, basta pressionar um botão para que Vito ganhe um novo veículo. Entretanto, também há momentos de resistência, o que acaba gerando uma verdadeira briga de rua. Se isto acontecer, você poderá utilizar os botões da face do controle para derrotar o valentão. Existem comandos para socos fortes e leves, e o jogador ainda pode desviar ou bloquear os ataques. Se você realizar um movimento evasivo no momento certo, é possível contra-atacar com um soco leve. Além disso, existem golpes críticos que podem deixar o oponente com a cara no chão rapidamente.

Molhando a mão

É claro que esta briga violenta chamará a atenção dos policiais que estiverem passando pelo local. Quando isto ocorrer, você pode simplesmente tentar fugir ou arriscar um método mais “sujo”. Este é um crime relativamente leve, o que faz com que Vito possa negociar com os policiais. A negociação funciona assim: com algumas centenas de dólares, você ganha à incrível habilidade de apagar a memória dos policiais. Sim, são outras palavras para algo bem conhecido: suborno.

Falando em crimes, Mafia II também traz outros eventos que são considerados como infrações leves. Uma delas é exceder o limite de velocidade das ruas, algo que pode ser facilmente evitado graças a um comando que impede que o jogador ultrapasse o permitido. Furar o sinal vermelho, por outro lado, é “tolerado” no game — uma escolha da 2K Czech para evitar frustração.

Quando o jogador infringe a lei várias vezes, um medidor de “procurado” vai sendo preenchido. Existem vários níveis para esta situação, então é sempre bom manter uma boa quantia de grana reservada especialmente para seus colegas policiais. É claro que haverá momentos em que seu dinheiro não valerá absolutamente para estes caras, como quando você é obrigado a realizar trabalhos mais sujos. Aí é o negócio é fugir e despistar os polícias de um modo tipicamente GTA.

Felizmente, Mafia II não se resume a tiroteios. Algumas missões exigem um pouco de calma do jogador, como quando Vito tem de “pegar emprestado” algumas caixas de cigarros de um caminhão. Neste momento, o jogador deve escolher as cores corretas e encaixá-las corretamente no veículo dirigido por sua gangue através de uma espécie de mini game.

Sistema de cobertura e aspirantes à Rei do Rock

Falando em gangues, Mafia II deve contar com outras gangues diferentes. Uma delas é famosa por conter membros que abusam do gel capilar, adotando um estilo tipicamente Elvis Presley. Mas, não se deixe seduzir: aqui o rock é bala. Há também grupos da Chinatown de Empire Bay, que também Estas gangues muitas vezes irão interagir com o jogador, atrapalhando suas missões e fazendo de tudo para conquistar as ruas da cidade.

O título promete trazer um sistema de tiroteios bem parecido com o de jogos como Gears of War 2 e Uncharted 2. O jogador terá um sistema de cobertura que permite locomover-se de um objeto para o outro com um simples comando. Assim como nos jogos citados, este recurso deve ser essencial para as batalhas mais intensas.

Quanto às armas, Mafia II deve trazer um belo arsenal, incluindo “brinquedinhos” como a famosa metralhadora Tommy Gun. Além disso, pistolas de calibre Magnum e até mesmo um rifle M1 Garand (famoso por seu trabalho na Segunda Grande Guerra) também estarão disponíveis. Além disso, muitos explosivos, como coquetéis Molotov, aparecerão no game.

Um arsenal explosivo

Musas para a sua “distração”

Uma das “armas” mais atraentes são as revistas Playboy. A 2K fez um acordo com a famosa marca, trazendo mais de 50 edições clássicas da revista retiradas da década de 1950. E, sim, você poderá folhar as páginas como numa edição real.

Mafia II conta com muitos elementos convincentes, incluindo um roteiro convincente e uma estrutura, no mínimo, atraente. Um período bacana e muitas novidades para o gênero são alguns dos pontos interessantes do game, que deve chegar às lojas no dia 24 de agosto deste ano. Fique ligado aqui no Baixaki Jogos para mais informações.

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